Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

via Instagram http://ift.tt/1DwPr9k

O Vermelho – Uma breve análise das cores

Publicado em , por , na categoria Uso das Cores, Webdesign

O vermelho é uma cor emocionalmente carregada.

Como é a cor mais larga do espectro de cores visíveis ela é muito marcante e isso se traduz em suas conotações que são sempre extremas: extrema coragem, extremo amor, perigo e inferno.

Sabemos que o vermelho é uma cor poderosa e talvez por isso muitos pensam que desenvolver um site com vermelho intenso garantirá o sucesso. Mas a coisa é um pouco mais complicada justamente por causa do destaque que o vermelho causa principalmente na web.

A utilidade inicial dessa cor num website é destacar avisos e erros, e é muito funcional nesse sentido.

Quando o projeto é voltado para um publico alvo mais sério, um site corporativo, por exemplo, o vermelho se torna um realce muito poderoso. Eu o considero o oposto da cor azul que incorpora um estilo mais tradicional e conservador.

Por um longo tempo, sempre que se pensava na criação de um site, a cor vermelha era imediatamente descartada como cor principal, por dificultar a leitura e tornar a navegação cansativa.

Hoje algumas empresas estão com uma visão bem diferente da web, muitas delas souberam identificar que seu publico alvo não está ali pra leitura, e estão apostando no vermelho para alterar os ânimos de seus visitantes, como é caso da moda, dificilmente alguém acessa o site de uma grande grife procurando leitura, as pessoas querem ver fotos e um design que transmita as mesmas emoções que o levaram a adquirir aquela peça, eles procuram impacto de varias formas.

Creio que por esse motivo a cor vermelha está sendo associada à inovação, mas uma inovação que beira a rebeldia, que afasta tudo o que é tradicional e conservador. Imagine o perigo que é a cor vermelha associada ao estilo distressed? Isso pode ser inesquecível.

Na sociedade ele tem um forte valor ritualístico devido a sua associação á carne e ao sangue, representa desde pactos de sangue até rituais de circuncisão.

Além disso, a dificuldade de se extrair pigmentos escarlates para o tingimento de tecidos na Europa, fez com que os mantos dos reis e nobres fossem dessa cor, expressando sua superioridade espiritual, temporal e financeira. Por outro lado, o Clero associava essa cor ao inferno, ao pecado, à volúpia e à irá.

Ao chegarem em terras brasileiras, os português associaram os nativos ao demônio por causa de seus corpos pintados com urucum.
Já no Oriente a cor vermelha sempre foi ligada a aspectos positivos como nas celebrações de paz e boa sorte dos chineses e à pureza espiritual para os indianos.

A partir da revolução francesa, a cor vermelha “lê Rouge” era uma das representativas do movimento revolucionário francês e com isso passou a ser um dos estandartes da democracia e da igualdade social. Em 1789 o comunismo organizado tomou também a cor, à qual é hoje vinculado.
Vermelho é a cor do Pentecostes, do sangue de Cristo, da Igreja.

Cor da paixão, do romance, do diabo.

Em algumas regiões da África é sagrado.

É débito, conta no vermelho.

Na América do Norte, é baixa na bolsa.
No leste asiático, denota alta.

Vermelho é comunismo, socialismo. É Coca-Cola, McDonald´s e Ferrari. Para os publicitários é a primeira cor que observamos. Também é a primeira cor que podemos ver no espectro visível de raios, ondas de 670 a 730 nm. Cor primária na luz.

Curiosidades:

  • E porque a cor do bombeiro no Brasil é o vermelho?
    O vermelho sempre esteve ligado à imagem do fogo, mesmo porque o serviço de resgate é relativamente novo para os Bombeiros, desde 1991. O vermelho não é padrão mundial para identificá-los. Em muitos países a cor predominante é o amarelo
  • Quando as mulheres querem esbanjar sensualidade, vestido vermelho, unhas vermelhas e batom vermelho são os primeiros que vêem às suas cabeças. Pode-se explicar tal conexão com fundamentos científicos. O vermelho, por ser uma cor quente, está ligado inconscientemente ao amor, à paixão e a sentimentos fortes de um modo geral
  • No Novo Testamento (NT), o Apocalipse de São João traz um cavalo vermelho (ou avermelhado, vermelho-afogueado, depende da tradução; em latim rufus, em inglês reddish) (Apocalipse, capítulo 6)

Importante

Evite o uso do azul e do vermelho, simultaneamente, pois eles têm diferentes profundidades de foco e esse processo é fatigante para o olho humano e também cria ilusões de ótica.

Conotações do vermelho

Patriotismo, conservadorismo, natal,
estabilidade, poder, calor, fogo, divertimento, sangue,
sucesso, sagrado, coração, emoção, coragem, amor, fortuna boa, calor,
quente, mal, inferno, raiva, batente, respeito, vitalidade, força,
agressividade, energia intensa, elevada, perigo, comunismo, paixão, e
naturalmente dia dos Namorados.

Exemplos de Uso

18 opiniões sobre “O Vermelho – Uma breve análise das cores”

  1. bruna bahia disse:

    amei sua analise sobre o vermelho, vc poderia me passar as referencia que te ajudaram , é pq estou fazendo meu tcc sobre a cor vermelha
    desde ja agradeço obrigada!!!!

  2. Pingback: safe online games
  3. Daniele, parabéns..este blog esta excelente

  4. Thank you for the sensible critique. Me & my neighbour were preparing to do some research about that. We got a good book on that matter from our local library and most books where not as influensive as your information.

  5. Pamela disse:

    preciso de uma dica se puder me ajudar, vou ser madrinha de casamento e queria saber um modelo de vestido e a cor?
    obrigada ;*

  6. Giselle disse:

    Olá Dani, sou de Manaus e faço Design de Interface Digital, achei super interessante seu blog, muito subjetivo e tem uma excelente harmonia. Realmente estás de parábens e com certeza visitarei outras vezes. 🙂

  7. mayara disse:

    EU ADORO A COR VERMELHA!!!
    SÓ A VERMELHA Ñ OUTRAS CORES TB COMO:
    ROSA,AMARELO,VERDE,ROXO,LILAS E ETC…
    Ñ GOSTO DA COR AZUL….

    ESSE SITE É MUITO LEGALL SUPER FAN-TAS-TI-CO!!

  8. Carolina Sanches disse:

    Nossa, o seu site é FAN-T

  9. lucas disse:

    Gostei muito da matéria…
    aprendi bastante….me amarrei no blog
    beijos e sucesso na carreira !

  10. Tá muito bonito o Blog, gostei bastante, vou visitar sempre agora, ficou muito bem feito. Parabéns!!

  11. Thalis Valle disse:

    Olá mocinha. te achei. Tudo bem?

  12. Gnj. Alves (a.k.a Sevla) disse:

    Oh que coisa crocante! um texto sobre a cor vermelha! E pensar que conheci este site ao pesquisar pelo nome da Emilie Simon, gostei do Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *