Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer


via Instagram http://instagram.com/p/ZE4dsrmmN4/

Portfolio – Técnicas, dicas e exemplos de criação (atualizado)

Publicado em , por , na categoria Elementos e técnicas, Webdesign

(atualizado com novos exemplos)
Projetar seu portfolio é provavelmente a coisa mais frustrante do mundo.

Todos os colegas com quem conversei falam da dificuldade de concluir e das dezenas de vezes que abandonam e recomeçam.

Esse meu site mesmo, que além de blog, serve como portfolio passou por umas 4 tentativas até terminar desse jeito, ele inclusive chegou a ser rosa e com florzinhas coloridas, mas todos as versões estavam mal acabadas do tipo “vamos deixar assim por enquanto”. E confesso que ainda não estou completamente satisfeita com a versão atual, tenho idéias novas pra ele todos os dias…

Evidentemente é a nossa ligação com o trabalho que prejudica o julgamento na hora da criação.

As pessoas com quem converso e que reclamam de seus portfolios geralmente o fazem por motivos pequenos, por um perfeccionismo quase sem explicação. Em muitos casos o trabalho é fantástico, mas pra ele ainda falta alguma coisa… É quase uma lei básica da natureza “todos devem estar insatisfeitos com o próprio portfolio”….

Em primeiro lugar o que é um portfólio?

Basicamente é a forma de tornar seus trabalhos portáteis. É tê-los em mãos, reunidos em um só lugar (pasta, web, cd) para uma exibição rápida quando necessário. Através do portfolio, entre outras coisas, as empresas contratantes tem a chance de avaliar e traçar uma linha da sua evolução e crescimento profissional.

Como era o trabalho dele em 2000? E em 2006? Quanto o profissional evoluiu com relação ao mercado? Ele conseguiu acompanhar? As respostas para essas perguntas devem estar no seu portfolio

Como começar?

Do começo é claro, projetando, criando o layout. Nós sempre ouvimos falar do quanto é importante inovar e investir em coisas diferentes, mas na hora de criar um portfolio temos que ter certeza absoluta do que pretendemos alcançar com ele, e torná-lo familiar ao publico alvo.

Se você é programador, mostre programação, se vc trabalha com flash e interação, mostre isso! Se você que ser contratado como designer “layout em primeiro lugar” e assim por diante.

Não pense em trabalhar um portfolio com animações incríveis e interação absurdamente maluca se vc deseja trabalhar com padrões web…. Não faz sentido algum…. Já vi pessoas sendo criticadas por construir um portfolio em flash pois não era acessível a certas situações, mas o criador só trabalhava com flash! E muito bem por sinal! ele buscava uma colocação nessa área, porque ele tentaria usar de outras ferramentas e acabar prejudicando o resultado? É tudo uma questão de caso….

Voltando ao layout: Lembre-se que o portfolio será o seu conhecimento técnico aliado a sua capacidade de resolver problemas.

Você pode e deve seguir um conceito, mas quanto menos especifico ele for, mais amplo será seu publico alvo (evidentemente). Se você escolhe um estilo distressed dificilmente vai encher os olhos de uma empresa voltada para o desenvolvimento de sites corporativos e de negócios. Então tente ser neutro, mas sem ser previsível ou básico demais.

O que colocar?

No portfolio digital você não vai poder estar ao lado para apresentar as peças e escolher a ordem que o contratante deve navegar, qual trabalho ver primeiro, etc, então todo o conteúdo deve ser agradável e interessante, pois eles podem começar de qualquer lugar, se, de inicio, se depararem com um longo texto sobre a sua infancia e as maravilhas do lugar onde nasceu, pode ser que nem cheguem a ver os trabalhos.

É importante constar informações resumidas de localização, contato, conhecimentos, formação acadêmica, áreas de interesse e seu currículo pra download.

É no currículo que as informações acima devem ser detalhadas, se o contratante quiser detalhes, é lá que ele vai procurar.

No portfolio, exponha o suficiente para despertar o interesse, mas não se esqueça que ele não substitui o currículo, apenas complementa. Muitas vezes o setor que analisa os concorrentes não é o mesmo que contrata, então é sempre necessário uma versão de fácil impressão que possa ser apresentada a parte competente.

E os trabalhos?

Antes de começar esse artigo, eu dei uma procurada pela net para ver o que as pessoas estavam dizendo a respeito, e encontrei coisas bem interessantes como no webinsider.

Em geral as pessoas sugerem que se monte um portfolio apenas com seus melhores trabalhos alguns sugerem começar pelos seus 3 melhores. Eu penso que essa não é a melhor idéia.

Como falei no inicio, o portfolio deve mostrar a sua evolução como profissional e a sua capacidade de aprendizado.

Exponha o maior número de casos possível, ordene por ano de criação, deixando os mais recentes primeiro, é provável que esses sejam os melhores, então não há porque temer. Se não forem, faça um breve estudo do caso, explique suas dificuldade e como você trabalhou para superá-las, esclareça o que o impediu de atingir seu potencial, se foram exigências do cliente, publico alvo, dificuldades técnicas ou de equipe, investimento financeiro. Se o problema for o cliente, aquele tipo que gosta de alterações que comprometem todo o trabalho, seja critico no estudo do caso, mas nunca seja ofensivo.

E como eu falei, exponha o maior número de trabalhos possível, mostre não só a sua capacidade criativa, mas também a sua experiência profissional.

Tá, mas e eu que ainda não tenho nenhum cliente?

Eu encontrei muitas pessoas com essa dificuldade: como criar um portfolio se eu estou começando agora e ainda não tenho trabalhos pra mostrar?

O melhor jeito é criar e criar e criar.

Desenvolva sites para amigos e familiares, eu quando estava começando, costumava dar sites de presente de aniversário, fazia uma especie de fotolog comemorativo, foi assim que comecei a aprender o tratamento de fotos.

Fã clube também é uma ótima sugestão. Normalmente eles tem fotos maravilhosas de artistas e fáceis de trabalhar, vai agregar valor a sua apresentação e ao mesmo tempo alegrar o pessoal que se dedica ao artista.

Outra opção que me agrada muito são as ongs, ao mesmo tempo que você ganha portfolio, ajuda o desenvolvimento dos projetos sociais.

Em último caso existe a opção de inventar empresas. Se você tem uma idéia pra sapataria, por exemplo, mas não tem um cliente, desenvolva o site, hospede no seu domínio e dê a ela um nome como “Sapataria seu nome aqui” para deixar evidente que essa empresa não existe. Mais tarde você pode até conseguir vender o layout pra alguma empresa do ramo.

Por fim…

…Essas são as técnicas que sugiro pra montagem de um portfolio, pois esse artigo já se prolongou demais. Nas próximas semanas pretendo escrever uma segunda parte abordando idéias que podem ser agregadas ao portfolio, tendências, diferenciais e como divulgá-lo depois de pronto.

Para essa seleção de sites eu procurei escolher trabalhos com elementos bem distintos. Espero que seja inspirador pra vc que está procurando uma forma diferente de expor seu trabalho.

Boa sorte!

Exemplos de Uso

157 Responses to “Portfolio – Técnicas, dicas e exemplos de criação (atualizado)”

  1. Adorei o post sobre portfolios, e fiquei honrado em ser selecionado como um bom exemplo! hehehehehe…
    bjos, brigado!

  2. Celio Bitran says:

    Obrigado por incluir meu portfolio na sua materia Daniele, concordo em muito com o que disse, realmente para nos designers é meio “casa de ferreiro, espeto de pau”, criamos e inovamos para nossos clientes e quendo precisamos fazer isso para nos mesmos, ai o bicho pega.

    Bjs

    Bitran

  3. Tha says:

    Oieeee!

    Tudo bem?

    Acabei de fazer um blog novo para mim e vou te linkar ok?

    Se puder da uma passadinha lá =D

    Bjinhux

  4. Muito bacana o seu site Daniele, fico feliz do meu site estar entre os sites indicados que diga-se de passagem são muito legais também.

    É isso ai….
    Sucesso e um abraço.
    Cidral

  5. Oi Daniele, parabéns pela matéria e obrigado pela indicação. Estarei linkando seu blog no meu site também, que está com uma nova versão.

    Abraços.

  6. Élcio says:

    Socorroooooooo!
    Já deveria ter montado meu portfolio desde o inicio da faculdade, mas n fiz. Agora preciso de um p semana q vem….e aqui vim parar….obrigado pelas dicas…adorei.

    É isso ai.
    Bjs

  7. Obrigada pelos elogios pessoal!
    Precisando de alguma coisa é só dizer…

  8. Olá minha grande amiga Dani, tudo bem né ?!
    Eu achei muito interessante esse seu post, pois ele fala de uma coisa muito importante que é o portifolio virtual, pois a maioria das empresas cobram isso do profissional antes de contrata-ló, por motivos óbvios né.

    Então parabéns !!

    []´s

  9. Marcelo Dias says:

    Daniele, você tem talento de sobra !!! PARABENS !!!!

  10. maicon says:

    Ótimo artigo. Parabéns!

  11. Dani Danczuk says:

    Adorei o post.
    Adoro essa sua página. Pra mim é o melhor exemplo.
    Você se importaria se eu inspirar em sua página para reformular o meu blog e portfolio?
    Parabéns!
    Beijos e bom feriado!

  12. [...] Portfolio – Técnicas, dicas e exemplos de criação [...]

  13. Rosemeire Brito says:

    Cara Dani,

    Gostei muito do seu site e as informações que vc passa sobre portifolio… Eu não sabia nada de portifolio e agora tenho uma noção.
    Eu preciso fazer uma trabalho de faculdade que é criar um Portifolio profissional sobre mim e gostaria , se possivel, da sua ajuda de como eu devo começar… Gostaria também de saber sobre modelos de portifolio sem ser virtual.

    Grata,
    Parabéns pelo talento!

  14. Loreane says:

    Ola, admiro muito seu artigo sobre portifólios…
    E todos os outros que eu l

  15. Dhiego da Silva Santos says:

    Gostei muito de ter visto todos os modelos
    achei bem criativos
    muito bem elaborados
    Prabéns pra todos!!!

  16. Muito obrigada pelos elogios pessoal

  17. Vinicius Nascimento says:

    Daniele, parabéns pelo site!
    Preciso criar um portfolio e estou cmo dificuldades, então estava dando uma olhada em alguns por a

  18. Daniele, parabéns! Você é maravilhosa, inteligente, e bondosa. Que Deus a conserve sempre assim. Seu site e seus trabalhos são de ótima qualidade.

    Estou à procura de ajuda para montar o portfólio de minha esposa (Nádia), e tenho que fazer isso a “toque de caixa”, ou seja, para ontem. Trata-se de uma profissional com alguma experiência nas áreas Financeira, Administrativa e Jur

  19. Francieli says:

    Parabéns…por seu trabalho.
    Achei muito interessante e de fácil compreensão.
    Agora quero iniciar um novo projeto, criar o meu, mas sou sincera…. não sou muito criativa neste aspecto apesar de ser uma profissional da área de tecnologia..
    Abraços

  20. Kellyson de Freitas says:

    Excepcional, simples, objetivo e direto! Esse artigo deveria ser lido por todos do ramo do desing!
    Parabéns!

  21. Elton Rodrigues dos Santos says:

    Tambem estou a procura de ajuda para montar o meu portfoilo o mais rapido possivel pois tenho que envia-lo esta semana ainda para uma empresa em Vitoria-ES que esta com uma vaga de Tecnico em Seguranca do Trabalho e estou desempregado. Se por acaso alguem puder me ajudar, vou retribuir com as bencaos de Deus.

    Muito Obrigado.

    Elton

  22. DELKER DE OLIVEIRA C. SILVA says:

    Sou uma estudante na licenciatura plena em história,e na minha universidade desde o primeiro per

  23. luciana chuvauski neves says:

    Obrigada pelas dicas, voce dividiu seus conhecimentos e isto mostra a grandiosidade do seu carater obrigada

  24. Karina RC says:

    Nossa, tenho que montar o meu portifólio para entregar na faculdade na proxima semana e seu blog já está nos meus favoritos para me auxiliar…
    Muito úteis as informações dadas…
    OBRIGADA
    KARINA

  25. Nita says:

    Oii oiii…

    Obrigada por estas dicas.. Não sabia mesmo como fazer um portfolio, e este ano tenho d fazer vários e n sabia a minima como era..Obrigada mesmo..

    bjs

  26. Camila M. says:

    Sugiro que coloque os links para os sites em destaque para abrir numa nova janela p/ q os visitantes do seu nao se percam… ;)
    No mais, tá massa! rs

    bjs

  27. eliane maria de aquino says:

    estou precisando de ajuda para montar o portfólio da minha turma da escola, o mais rápido possivel, tire minhas dÚvidas como produzi-lo.
    Deus te abençoi
    parabéns pelo seu talento
    bjs

  28. margareth says:

    Oi estou precisando de ajuda, preciso fazer meu portfolio de recepcionista, só que trabalho como recepcionista de uma subsecretaria de educação, e tenho que digita-lo e imprimi-lo, obrigado bjs

  29. Fernanda Rabelo says:

    Adorei o site.,
    aprende muito com vocês!
    ;)

  30. Alessandra Vilela says:

    Olá Daniele,
    Confesso que me surpreendi com seu Blog. Quanta informação bacana que com certeza irá ajudar muitos. Desejo tudo de bom pra você.
    Parabéns!
    bjs
    Ale

  31. Maria Helena Lino Fadini says:

    Durante minhas pesquisas sobre portfolio, encontrei seu site, adorei, bom mesmo.Pois estamos montando o nosso portfolio e precisavamos de dicas e soluções para aprimorar nosso trabalho.Isto porque nossa escola é da rede pública e não temos acesso e materiais espec

  32. mARIA aPARECIDA DE sOUSA says:

    Olá….Fiquei muito satisfeita com suas informações sobre como montar um portfólio, pois, estava com dúvidas… Foi de grande valia… obrigada.

  33. Alisson Luis says:

    Oieee
    Muito bom…foi muito util as suas informacoes
    Estou comecando agora e nao tinha ideia de como comecar
    Obrigado
    Um bom 2008
    XD

  34. Oi Daniele,

    Preciso fazer meu portifólio e não tinha a menor idéia de por onde começar…..
    Portifólio, blog……ai ai
    Nossa as suas dicas são maravilhosas.
    Parabéns pelo seu trabalho e por ajudar a tantossssssssss.

    Obrigada!

    Tenha um 2008 abençoado

  35. bruno neves says:

    Ola Daniele, navegando pela rede tive uma agradavel surpresa ao ver meu site pessoal em sua lista de indicacao de portfolios, fiquei feliz e muito agradecido.

    Obrigado e desejo pra voce um feliz 2008 cheio de paz, saude e sucesso.
    um forte abraco.
    (meu teclado esta sem acentos)

  36. Leyse Castello says:

    Oi, Daniele!

    Estou passando só para agradecer pela ajuda dada em seus artigos. Já estava ficando louca com o fantasma do portfólio!

    Obrigada e sucesso!

  37. July Hellem O Moraes says:

    Ola o meu portfolio é mais basico o porfessor pediu na faculdae
    mais não no computador nem nada na folha mesmo! como faço?

  38. Anderson Serrao says:

    Oi Daniele!

    Muito legal esse seu “Site/Blog” estava dando uma olhada e é muito interresante mesmo, estou querendo fazer uma Faculdade de Design Grafico e ja estou vendo os Portfolios.
    Abraços e ate mais .

  39. MARIA APARECIDA HOLANDA XAVIER COSTA says:

    QUERO SUA AJUDA PARA MONTAR UM PORTFOLIO DA MINHA EMPRESA É UMA RETIFICA DE MOTORES E EU PRECISO SAIR VISITANDO AS EMPRESA PARA MOSTRAR OS MEUS SERVIÇOS .QUANTO AS SUA DICAS SAO MARAVILHOSAS,MUITOS EMPREENDEDORES PRECISA DE DICAS PARA MELHOR AUXILIA-LOS NOS SEUS OBJETIVOS .UM ABRAÇO.

  40. fabiane says:

    Bom dia Daniele, encontrei seu endereço no google, estou com muitas dúvidas sobre como montar me portfólio, estou começando agora minha faculdade, e o professor pediu pra fazermos um portfólio de todas as aulas, estou descobrindo ainda, mas pelo que eu li, ja da pra ter um noção.
    quero tirar uma idéia com tigo se poss

  41. lURDINHA BEZERRA says:

    SOU PROFESSORA DE REDAÇÃO E TRABALHO COM REDAÇÃO LITER

  42. Renzo cruz says:

    olá..
    gostei demais das dicas. me ajudo bastante e esta ajudando, vendo no seu dinamismo e simplicidade. gostei demais mesmo!
    sempre que puder vou dar uma espiada, e concerteza ocorrendo atualizaçoes, estarei ancioso aguardando.
    fique com DEUS
    sucesso!
    ass: Renzo

  43. Rosana Cristina Costa says:

    Olá Daniele,
    Parabéns pelo teu trabalho, muito valioso e excelente instrumento de pesquisa e informação para aqueles que têm dúvidas sobre o que seja um Portfólio, encarando-o como um “bicho-de sete-cabeças”,o que na verdade não o é, e ainda mais, mediante tão clara, objetiva e dinâmica explicitação feita por ti.
    Muito sucesso, êxito e que as bênçãos do Senhor recaiam sobre ti!
    Rosana.

  44. ademar Lima Silva says:

    Desejo fazer parte desse grupo e saber mais em como criar um portifolio de uma empresa ….

  45. leandro says:

    ola dani adorei suas dicas,porem presiso contruir um portifolio colocando texto baseados a cultura chinessa, e não sei como comezar, ou seja não sei como posso apresentar de que maneira, vc pode me ajudar. sou estudande de design 1°periodo to com muita dificuldade,obrigadoooooo.

  46. Kátia says:

    Ajudou-me bastante, aliviou a minha alma e pude ter uma noção do que é portifólio. Valeu!!!

  47. Valeu ,Danielle Viana ,tava precisando achar assim, estou começando agora no ramo ,trabalho com photoshop,flash,fireworks,e com o dreamweaver…tenho umas criações antigas nao vejo nada de ruim por em exposisaõ .brigado pelas dicas .

  48. adriane says:

    oi adorei assua dica,temho que fazer um univesitari sobre a idade media,o pio que nao sei como começa se tivo algo que possa mi ajuda vo acradeser.

  49. valesca says:

    daniele estou perdida !
    nao entendo muito de net e gostaria de fazer um portfolio na area de organizaçao em festas, tenho esperiencia de 4 anos no ramo mas nao possuo fotos a nao ser como garçonet o q agopra nao é mais o caso pois quero mostrar minha capacidade em liderança e organizaçao como fazer?

  50. Como sempre, Daniele consegue criar artigos além de interessantes, mas extremamente úteis. Como se não bastasse a sua função “didática” esses artigos possuem a função de est

  51. Duda Martins says:

    Olá Daniele,
    achei super interessante as dicas dadas acima para poder montar um portfólio. Bom, eu estou no sétimo periodo do curso de publicidade e estou montando com muita urgência um portfólio para poder conseguir um estágio na área. Um amigo meu me deu umas dicas, disse pra eu juntar os trabalhos da facul e os que fiz para amigos e anotar o redator e de quem é a criação e falar um pouco da ideia da peça gráfica. Sei que tenho potencial, por isso queria saber de vc mais coisas que podem enriquecer o meu trabalho.

    Desde já agradeço a sua atenção e aguardo retorno.

    Bjos Duda

  52. [...] de fã-clubes que você faça parte. A Daniele Viana, em seu artigo “Portfolio – Técnicas, dicas e exemplos de criação“, faz esta bela sugestão de criar sites de fã-clubes dos quais você ou um [...]

  53. Bibiana says:

    Realmente, criar um portfolio é o pior pra um designer, nunca ficamos satisfeitos. Eu mesmo já refiz o meu umas 3 vezes, até decidir pelo que estou implementando agora (não sei por quanto tempo também). Muito bom seu blog, vou voltar sempre.

  54. angela mara says:

    GOSTARIA DE SABER SE VCS PODEM ME AJUDAR A FAZER UM PORTIFOLIO DE DE LIBRAS.
    ANGEA.

  55. Brugraph says:

    Caramba, muito bom esse site, tem muita gente boa reunida!!!!
    Também tenho uma dificuldade para montar um portifólio, estou começando agora e as vezaes vou em um cliente e ele pergunta “mas qual site você fez”. Isso é muito chato!!!
    Mas acho que isso acontece com todo mundo, afinal o começo é sempre a parte mais dif

  56. O que são AdSense, AdWords, CTR, CPM e PPC…

    Hoje, trabalhar com internet exige o máximo conhecimento, principalmente para quem faz planejamento web. A responsabilidade de mostrar os melhores caminhos para o cliente, o investimento necessário para trilhar os melhores caminhos, não é do desenv…

  57. Gostaria de uma dica de ferramenta para atualizar BLOG, tipo wordpress, mas q seja reconhecido pelo MAC.
    Abraços

  58. Camila Tami says:

    Muito obrigada pelas dicas, esta ajudando muito a desenvolver meu portfólio.

    Parabéns!

  59. Raquel SP says:

    Adorei!!!

    Sou de Portugal e encontrei o teu link por acaso… Mas foi um óptimo acaso!! Também preciso de fazer um portfólio porque estou a finalizar a faculdade e a explicação que deste foi maravilhosa para me conseguir focar no que fazer!
    Realmente vou fazer o meu layout dedicando-me á minha especialidade – Design de Moda. Espero que fique um show!!

    Obrigado!! ***

  60. Ivanise says:

    Parabéns pela matéria, bem elaborada…..Fiz um portfólio sem ter conhecimentos técnicos como vc.
    Sou programadora de Bordados Eletrônicos, na 1ª página coloquei meus dados e o que sei faser e nas
    outras páginas meus trabalhos

  61. fabiola says:

    Adorei as dicas.
    Obrigado por ter exposto na web.
    Agora dá pra ter uma noção maior de um Portfolio.

  62. karina stéfano says:

    oioioioio….parabenssss pelo blog, é mtooo bomm…
    e obrigada pelas dicas…sou técnica em design gráfico e preciso montar um porfolio…vlwww

  63. Alexandre sousa says:

    Fantástico trabalho, parabéns.

  64. [...] Para ter algumas dicas bem úteis sobre como criar o seu portfólio, acessem aqui, aqui e aqui. [...]

  65. emanuela de olliveira rodrigues says:

    oi tenho um portfolio a ser entregue dia trinta e como ja entrei depois q o curso comecou fiquei um pouco perdida mais queria q vcs me ajudassem meu curso é servico social me ajudem.

  66. mamedes junior says:

    por favor preciso fazer um portfolio sobre um projeto que coordeno, quero saber como começar um potfolio, o que coloca no inicio de um portifolio ?
    eu agradeço ,
    junior

  67. Thiago Lima says:

    Dicas muito boas, parabens pelo blog…tambem sou da área (acadêmico sistemas de informação), foi muito útil…

    Obrigado!

  68. roberto de oliveira silva says:

    queria receber dicas e sugestões de tudo q vc tem de novo adorei o saite de vcs e foi muito otimo pra mim..abraços sucesso…

  69. roberto de oliveira silva says:

    dani queria saber como eu monto um portifolio para uma empresa ele esta enteresada em mim para fazer a venda e propaganda no ramo de polimentos de carros gostaria saber se vc tem algo ou me endicaria algo para eu estudar sobre o assunto

  70. Núbya Arújo Cota Magalhães says:

    Estou montando um portfolio da empresa que eu trabalho, mais estou sem direção para começar. O que você me sugere? Preciso de ajuda é uma empresa que atua em vários ramos.

  71. Igor M. S. says:

    Clique nesse link:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ar5oA6NTzMQLq7EAUv2uYujI6gt.;_ylv=3?qid=20090701212731AA0jB7l
    E nesse site veja outras perguntas q fiz clicando na foto da pessoa q criou essa pergunta q sou eu e verá outras perguntas q fiz.
    Mas qdo vc for ver saiba q não tenho nenhuma forma de criar portfolio sou mto fechado meu blog naum uso por mais de um ano e é tudo q tenho alem dos desenhos que mais parecem de crianca.
    E no momento preciso de emprego d edinheiro urgente mas naum tenhonenhuma idéia do q fazer já q sou um kra q naum faz nada e naum tem interesse em nada e vive desanimado sode pensar em futuro empregos vida social e amorosa e sente sempre vontade desumir pra um lugar isolado e fechado igualzinho ao rapaz que escreve esta mensagem.

  72. LÍVIA MARA BRITO says:

    PRECISO FAZER UM PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA, ME AJUDEM.

    • tailane says:

      me ajude preciso fazer um trabalho sobre portfolio na faculdade de ensino a distancio.
      obrigado

    • jane leao says:

      E vc frequentar as aulas e anotar tdu o que o professor interativo diz e com o professor local tirar duvidas e sempre fazer seu portifolio apos a aula ministrada assim vc pode acompanhar as aulas sabendo do que se trata!!! blz bjus e boa sorte e nao desanima as presenciais sao piores!!!!!

  73. Reni says:

    Uma pergunta,qualquer profissional pode ter um portfolio?
    Por exemplo,eu que sou bartender,gostaria de montar um portfolio,você acha que faz sentido?

    Me responda por email.
    Obrigada,bju

  74. Cissa Pedagoga says:

    Ótima definição para portifólio e excelente site Daniele! Parabéns!

  75. mamedes junior says:

    gostaria de saber como fazer um portfolio manuscrito .

  76. MARCELO COSTA says:

    Estou precisando de algumas ideias para desenvolver o meu portfólio de Ciências Contábeis, e toda ajuda será bem vinda…..obrigado!

  77. magda says:

    me da uma dica de portifolio

  78. Karllinha Moura says:

    Poxa Dany, é difícil pra quem nunca fez…aff maria preciso fazer um, sou formada em educação física, inclusive vou apresentar um trabalho sobre Avaliação educacional por portfólio, vc pode me ajudar? Abraço!!!

  79. dorival nunes says:

    parabens moça passou td com respeito e mostrando carinho com os que procuram aperfeiçoamento .muito bommmmm mesmo que DEUS continue sempre te danado este esclarecimento com os que mais precizammmm .

  80. Ivan Almeida says:

    Cara Daniele Silva,
    Eu estava procurando ideias para portfólio para sugerir a alguns amigos. Gostei de suas orientações. Como trabalho em redação de jornal, senti necessidade de um texto mais limpo. Mas vou usar sua ideia como meu ponto de partida.
    Ivan

  81. raphael bruno says:

    adorei seu potifólio alem de um sorriso lindo … ficou muito maneiro seu layout! … grande beijo!

  82. duuda says:

    daniele,
    adoramos o seu site!
    nós estamos fazendo curso de adm e precisamos elaborar
    um portifolio, mais não é para publicar na internet e sim para
    entregar para nossa professora!
    teria como você nos mandar no meu email alumas dicas,
    de caixa e até mesmo de como fazer?

    grata.

  83. taniacarreiro says:

    adorava muito qur voçes me ahudassem a fazer o meu portfolio tou mesmo ao escuro
    se possivel pagar nao ha problema sou de sao miguel
    ok
    obrigado fico a espera de resposta

  84. Ze Trolha says:

    ESTA MT FIXE ESTE BLOG
    xD

  85. lediany says:

    ola nunca houvi essa palavra antes em minha vida ,mas agora ela apareceu do nada portfolio bem gostaria de uma idea de como monta um portfolio para um projeto chamado escola aberta e um projeto de fins de semana q o governo oferece oque deve implatanta neste projeto ? que tpi de portfolio que material devo envolver ?

  86. Jefferson Cardoso says:

    queria que me ajudasemm a montar um portfólio?

  87. mariana baptista says:

    Oi Dani, estou cursando Design mas recem estou no primeiro semestre, mas igual eu tenho que fazer um portifolio para o fim desse semestre so que estou com muita dificuldade de desenvolver e queria pedir para voce me enivar um email para que possamos trocar ideias. beijos

  88. raiana coelho says:

    pow dani, me chamo raiana coelho, e meu professor de bioquímica pediu pra cada um da turma fazer um portfólio com o resumo de toda a matétia que ele abordou nesse semestre:carboidratos,aminoácidos,peptídeos,proteínas e enzimas. mas ñ sei nem como começar me ajuda. faço faculdade de zootecnia na federal rural de belém do pará.

  89. Fatima bastos says:

    preciso que me ajudem a fazer um trabalho sobre dobragem, colagem, recorte e tridimensional.. beijos obrigado

  90. Viviane says:

    Adorei as dicas! Muito boas. Alguém tem aí um exemplo bacana de um portfólio pra músico? Valeu!

  91. rita de cassia g machado says:

    Gostei muito das explicações,mas continuo sem saber o que fazer.Help!…. Portifólio para apresentar atividades da educação infantil. Tenho que entregar : 26/11/09. Me ajude!!!
    Obrigada.

  92. Salgadinho says:

    olá, mto bom esse site,
    sou estudante de Desin de Interiorese agora vou correndo pra montar meu portfolio urgente!! vou me virar pra reunir todos os meus trabalhos e projetos…espero que dê certo.
    Fuiiiii

  93. janaina says:

    estou no 1º periodo de fisioterapia e a prof de progeto multidissiplinar quer q respondemos um portifolio, mas eu to meio sem rumo nao sei como responder estas questoes, teria como me ajudar?? se eu puder posso mandar as qstoes pra vc analisar??Gostei mto das suas dicas..
    Att: Janaina
    Aguardo respostas.

  94. Rafael says:

    Oi,

    muito bom :)

    tshau

  95. Rafael says:

    er, legal :)

    Muito Bon.

    Tchau

  96. Rafael says:

    preguiça de ler

  97. rayne says:

    olha eu queria muito fazer um portfólio sobre o tema: energias renovaveis. MAS nuca fiz nem sei por onde começar o que comprar………..Por isso venho aqui te pedir ajuda por favor meu portifólio tem que ser em formato de pasta mas eu nunca fiz me ajude por favor.
    ja o agradeço pela compriençao
    obrigado

  98. cristiane oliveira alves da Costa says:

    A rede municipal de ensino infantil,esta nos presionando a fazer um portfólio,creche de 0a3 anos e pré escola.Estou precisando de dicas,minha turma é de 1 a 2 anos de idade.Eles querem que seja individual e que sirva para avaliação de cada ano,ex:Passando de um ano para outro,a professsora,entrega no final do ano a cada alunao e no ano seguinte de continuidade com a outra professora.Acho valido portfólio,só que desejo aprender como fazer corretamente.Sempre fiz,mas me disseram que não é da quela forma.A Forma que eu fazia era:Processofólio,me bloqueram,voltei a estaca zero novamente;estava intuziasmada e agora estou desanimada.Preciso de ajuda!!!

  99. cristiane oliveira alves da Costa says:

    Preciso de ajuda!!!Quero aprender fazer potfólio para crianças de 1a2 anos de idade,individual.

  100. Flay Lopes says:

    Hoi… Dani

    Gostei do seu portfólio. Sou angolano músico de profissão e preciso de fazer e estar mais próximos de familiares, amigos, colegas d profissão e quiça fãs. Aguardo suas dicas.

    Grato … Flay

  101. Mr Braxton Leo says:

    Bom dia,
    Você está procurando por um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo à habitação, automóvel
    empréstimo, empréstimos estudantis, empréstimos de consolidação da dívida, o empréstimo sem garantia, de risco
    capital etc … ou você foi recusado um empréstimo por um banco ou financeira de qualquer
    instituição de um ou mais motivos? Você está no lugar certo para
    suas soluções de crédito!
    Eu sou um investidor privado, admito empréstimos para empresas e indivíduos a um
    taxa de juros baixos e acessíveis de 3%. interesse. Contacte-nos com este braxtonleoloanlender@gmail.com endereço de email
    Atenciosamente,
    Mr.Braxton Leo

  102. Mais uma vez,fiquei surpreendido com a matéria abordada,pois há muito queria dicas de desenvolvimento de porfólio,graças á vc ,vou conseguir rever meu portfólio!
    Obrigado!!

  103. claudia says:

    Oi,me formo em tec.seg.trabalho no proximo mes e preiso fazer um portfolio sobre o curso e não tenho ideia de como começar,me ajuda?? Obrigada!!!

  104. herminio says:

    gostaria de informações sobre portfolio

  105. parabéns pelas ideias.
    quanto mais ou menos eu posso cobrar para fazer um portfólio para um ong?

    obrigado,

    vicente

  106. Christianne says:

    preciso fazer um portfólio sobre uma ONG e contenha frases da Madre Tereza de Calcutá.
    faço o Ensino Médio integrado ao Curso de Técnico em Secretariado.

  107. Marcelo Trolezi says:

    Olá,

    Preciso muito desenvolver um portfolio relacionado a pesquisa de satisfação de clientes.
    Fiz diversas atividades envolvendo dados e análises quantitativas e qualitativas de produtos e serviço oferecidos aos clientes usuários do transporte rodoviário de passageiros.

    Um forte abraço e obrigado.

    Marcelo

  108. francimar pereira says:

    por favor, estou cursando serviço social e estou precisando de um modelo de como montar um portifólio.
    Agradeço desde já!!!
    Abraços!!!

  109. tubpypeHata says:

    which you check out an approved Chanel outlet to ensure you obtain value for cash and genuine quality.You can findwith that dealer, rather than doing the many transactions on the internet. Therefore you can consider out this selection as well.thousands of styles to pick from, in all cost ranges. You are going to be able to attain just the look and feel thatdollars back ensure.Charges and costs on the bags with the Chanel on the net shop will likely be a great deal less costly than whatrestricted. Even so, now that predicament gets sorted, because of the internet. Along with the quick development in the chanel bag outlet their Chanel purses and retain them properly.The website also mentions pretty evidently regarding why it truly issubstantial profile personalities and celebrities and famous manifeste figures. They not just seem trendy andFor Original Vintage Chanel Purses Chanel is fashion brand that has been long related with luxurious andinvolves the top quality and also other rates. You happen to be basically having to pay for your brand title.These boutiques hold thehandbags these types of as Chanel, Prada, and Louis Vutton. Better yet, they can be supplying them at lower price selling prices.

  110. Pedro Pinheiro says:

    Preciso Fazer um Portfólio para a Universidade, o que vcs me dão de dicas de como começar?

    Preciso muito de ajuda, pois não sei como começar… desde já, obrigado.

  111. inonyhonse says:

    Christian Louboutin smaller campaign staff in the early states than many of his rivals. The questions aren’t discouraging Iowa state Rep. Henry Rayhons from siding with Cain ?yet. “He’s got to come clean, or people are going to keep harassing him about it,” said Rayhons. “The longer it hangs out there, the less likely I am to support him.” Associated Press writers Jim Davenport in South Carolina, Phil Elliott in Iowa, Laurie Kellman in Washington and Holly Ramer in New Hampshire contributed to this

  112. lopessefly says:

    Christian Louboutin sale its width. Therefore, what you ultimately get is a pair that fits you like a glove. You will be able to wear these shoes for years and years, comfortably and without any hassles at all. If you were to only be able to describe the shoes that come from the Christian Louboutin brand, and of course you would want to use several words, but in a nutshell you would use the word gorgeous.One pair that fits the bill exactly is the Christian Louboutin Eugenie Satin White Pump which is made

  113. Freendydor says:

    Christian Louboutin other hand, you don’t mind wearing a replica handbag, we will help you choose the right one./p>Let us Chrsitian Louboutin start with the price. Good replica costs around $300, and that is more than times cheaper than the original. However, they can last for years and still look excellent (#( especially if you avoid the canal street ones, and purchase genuine leather replicas – more expensive kind, but also much better designed )#). Good replica is made of leather and doesn’t have

  114. Boa Noite!
    Gostaria de saber de você como e se é possível fazer um portfólio para área de atendimento e área administrativa sem formação?

    Agradeço desde já e podendo me dê dicas ou sugestões.

  115. Susan says:

    Olá preciso fazer um portfólio para minha pós em saúde da Familia ,são estudos de casos
    de pacientes,como devo começar não estou sabendo como fazer,estou perdida pois é um método novo para mim,obrigada se puder me ajudar.

  116. Paulo Roberto Pedrosa Carneiro says:

    Gostei muito das dicas sobre como criar um portfólio, achei muito interessantes, mas confesso que fiquei com muitas dúvidas sobre como fazer para criar meu próprio portfólio. Gostaria, se possível de receber via e-mail orientações mais claras e voltadas para a minha área de atuação, docência, pois preciso elaborar um portfólio e sinceramente não sei por onde começar. Sou administrador, professor e palestrante.
    Agradeço a atenção, forte abraço.

  117. Mércia Oliveira says:

    EU SOU ALUNA DO IFMT TÉNICO EM ZOOTECNIA ,MINHA PROFESSORA NOS MANDOU CRIAR UM PORTFOLIO SOBRE OS ASPECTOS DO MEIO RURAL E URBANO DE NOSSA CIDADE ,MAS NÃO SEI COMO MONTA-LO.

  118. diana de paula says:

    eu estou fazendo umpostífolio sobre o curso que eu to concluindo tcn de administração e to presisando de ajuda !!! me ajude por favor !!!!!! obrigada

  119. maycon says:

    ola boa tarde estou precisando montar um portifolio sobre uma empresa que eu vou abrir mas estou com dificuldade a empresa e uma casa de festa tenho que fazer o da seguinte maneira.
    .capa
    .historico
    .equipe gerencial
    .produto e serviço
    .força de trabalho.
    localização ponto/praça
    .parceiros
    .contra capa.
    me ajude aguarda resposta obrigado.

  120. thereza says:

    ola,vou participar de uma rodada de negocio, e preciso apresentar um portfolio, do meu trabalho, possuo um atelier com varios artesoes, e nao sei como faze-lo,

  121. samara castelo branco says:

    olá estou precizando muito da ajuda de vcs,estou precisando monta um portifólio de um aluno especial e ñ sei como começa ele tem pc,paralizia celebral e sou acompanhante pedagogica dele,só q a semec esta agora me pedindo com urgencia um portifolio por favor me esclareça….abração e obrigada.

  122. Paulo Lis says:

    Boa tarde gostei muito dos exemplos, a minha esposa está a terminar o curso de estética e para receber a nota final tem que apresentar um portefólio, e é por isso que preciso muito de ajuda com um exemplo em que eu possa ajudar a minha esposa espero sinceramente que me ajudem.

    Obrigado

  123. Maria Luiza Chauvin says:

    Olá, uma agências abriu vagas para Gestor de Conteúdo, não tenho certeza se foi pedido portfólio, mas se sim, pra mim que não tenho nenhum trabalho à apresentar, somente textos, posso criar um portfólio somente com textos ? Obrigada e fico no aguardo.

  124. Camila says:

    oi queria saber como faço um portfólio para minha empresa meu patrão pedio mas eu nao tenho noção de como fazer me ajude

  125. Carmen Laranjeira says:

    Gostei muito do seu blog. vou recomendar a meus alunos.

  126. prisila says:

    oi sou estudante do curso de tst(tecnico de segurança do trabalho) estou começando agora mas tenho um portifolio pra fazer sobre tipos de curriculo as nao sei nem como começa por favor me ajuda

  127. rogerio albuquerque says:

    ola gostaria muito e saber como eu faço meu portfólio e meus trabalhos , sou fotografo e baladas , casamento,aniversrio e etc como faço uma apresentação correta sou iniciante no ramo avistei este site e gostei muito
    esde ja fico grato
    rogerio albuquerque

  128. Patricia says:

    Olá Dani, tudo bem?

    Trabalho numa Instituição e meu chefe me pediu pra fazer um portifólio para levarmos em empresas pra arrecadar verbas. Estou meio perdidinha. Não sei por ende começar, mas vi seu blog e gostei muito. Por onde posso começar meu trabalho??? Obrigadinha.

  129. Alexandre Henrique says:

    O site me ajudou muito a montar meu currículo! Obrigado!!!

  130. Simone says:

    Estou precisando fazer um portifolio a respeito de enfermagem em PSF e não tenho idéia de como se faz. Será que vcs podem me ajudar?

  131. lauro gonçalves says:

    tenho uma empresa de instalações eletricas e nao se como fazer portifolio

  132. ondina says:

    gostaria de saber como fazer um portifolio, enquadrado no seminário de antropologia

  133. marina says:

    Olá, tenho uma dúvida…

    é possível e aceitável montar um portfólio no illustrator e enviá-lo em PDF para a empresa?

  134. Dayse says:

    ola, preciso muito montar uma portfólio mas não faço a mínima ideia de por onde começar. Se alguém puder me ajudar eu agradeço desde já.

  135. Eduardo says:

    Parabéns pelo post, muito bom, gostei muito, ajudou bastante! ;)

  136. Oi Ricardo,
    citei vc aqui pq realmente o seu trabalho está muito legal, é simples, claro e objetivo. Merece crédito! Parabéns

  137. Célio,
    eu adoro seu site! Acho que o maior problema está nessa coisa da inovação mesmo. Idéias inovadoras, pra quem é criativo, aparecem todos os dias e ficamos querendo aplicar a todas num lugar só, acho que é por isso que portfolios são tão d

  138. Olá Moça
    Muito obrigada pela disposição em ajudar o pessoal que aparece por aqui, tenho certeza que vai ser importante pra muitas pessoas

    Abraços

  139. Jeanne says:

    Delker, achei interessante teu trabalho. Há uma maneira de você disponibilizá-los para conhece-los?

    Anne

  140. lene says:

    Oi amiga estou montando um portfolio para conclusao do meu curso de historia e gostaria que vc me desse algumas dica por que estou perdida.Um abraço.

  141. Paulo Ferreira says:

    digo-te este “blog” tra muito porreiro.ta instrutivo e intressant.

  142. GERALDA says:

    OI BOA NOITE, OBRIGADA PELA DICA, AGORA J

  143. Oi Daniele,

    Preciso fazer meu portifólio e não tinha a menor idéia de por onde começar…..
    Portifólio, blog……ai ai
    Nossa as suas dicas são maravilhosas.
    Parabéns pelo seu trabalho e por ajudar a tantossssssssss.

    Obrigada!

    Tenha um 2008 abençoado

  144. Oi Daniele,

    Preciso fazer meu portifólio e não tinha a menor idéia de por onde começar…..
    Portifólio, blog……ai ai
    Nossa as suas dicas são maravilhosas.
    Parabéns pelo seu trabalho e por ajudar a tantossssssssss.

    Obrigada!

    Tenha um 2008 abençoado

  145. Artur Fernando P. Limpr says:

    oi. acho que voce deu aulas comigo na esscona nacional em sbc, npo ano de 1994.
    tenho o convite ainda guardado vc foi patronesse. um grande abraço do amigo Artur.
    tente resdponder obrigado

  146. GILBERTO says:

    Tenho uma ME de carimbos e estou precisando fazer um portfólio e não sei onde fazer, será que podes me ajudar?

  147. junior says:

    certo gostei muito…
    mais eu queria saber em que
    arquivo deve ser salvo, um portfólio para que eu leve a empresa?
    tipo se eu fazer um portfólio em flash…
    e na hora de apresentar a empresa, ela não tem o progama…

Leave a Reply