Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

via Instagram http://ift.tt/1SuWVVQ

Fashion design – Sites de moda – dicas, tendências e sugestões

Publicado em , por , na categoria Elementos e técnicas, Webdesign

Elegância e sofisticação não é técnica, nem conceito, nem elemento da criação, é um estilo de desenvolvimento que independe de qualquer conceito pré-estabelecido.

Quando tratamos de moda, normalmente vendemos a beleza em primeiro lugar e em seguida o conceito da marca.

Em primeiro lugar temos que deixar claro que quem usar aquela marca vai estar sempre bonito e atraente e em seguida enfatizar o conceito que a marca (normalmente o estilista) deseja oferecer com suas peças, se é descontração, essa será a linha que vamos seguir.

Normalmente em se tratando de moda, a campanha muda quatro vezes por ano, mas o conceito deve ser mantido sempre. Se uma marca precisa mudar seu conceito por qualquer motivo, deve ser feito um estudo muito cuidadoso, pois isso vai mudar completamente a forma como seu publico alvo se identifica com ela, e em alguns casos, mudando o conceito o público consumidor pode mudar.

Existe um número imenso de conceitos que podem ainda ser combinados criando uma gama infinita de estilos de criação.
Vamos usar como exemplo três termos. Cada um deles possui um conceito de que deve ser explorado para garantir que o site e todo o material publicitário falarão a mesma linguagem. Normalmente quem define esse conceito é o estilista.

Exemplos de conceitos:
-Descontração: que remete a relaxamento e quebra a formalidade excessiva
-Conforto: garante que estará confortável em qualquer situação
-Elegância: remete há um pouco mais de formalidade

Exemplo de combinações:
– Elegância + descontração: peças com um toque formal, mas que podem ser utilizadas no dia a dia, normalmente é o estilo de jovens executivos.
– Elegância + Conforto: peças um pouco ou muito formais, porém confortáveis (tecidos mais leves e finos, sapatos de material mais maleável e solado mais macio, etc).
-Descontração + conforto: Roupas leves para o dia a dia.

É claro que dados como: sexo, faixa etária, localização e estação do ano são fundamentais. Mas apenas com a idéia de conceito já é possível montar um perfil superficial de público alvo e da idéia que o projeto deve transmitir.

Com essas informações na cabeça, passamos então ao processo de criação.

Longe e de volta ao básico, estilo e tendências.

Lembre-se que em se tratando de moda, para vender uma idéia é preciso que o público esteja familiarizado com ela, que se identifique e consiga trazê-la para o seu contexto social.

Quando o publico alvo é principalmente jovem, temos a possibilidade de projetar uma navegação atípica, usando elementos de criação complexos passando muito longe do básico, como é o caso da Lee Jeans e da Laundry. O estilo retrô, o Rock’n Roll e o distressed estão muito em alta, principalmente em marcas de jeans e street que remetem a juventude. E agora o espaço para um pouco de misticismo também está se abrindo graças à nova novela global das 18h “Eterna magia”(blaaaargh!), trata da magia celta e a influência já pode ser notada no site da Levi’s, deusas, deuses e seres mitológicos vão começar a aparecer. Você devem se lembrar da campanha ” sony 10 anos na moda” onde a marca Laundry customizou uma bolsa para presentear os vencedores, e ela vinha ilustrada com motivos celtas… Já tá aí…

Enquanto a juventude trata de rebeldia, bagunça, barulho e movimento, a moda adulta já remete a sobriedade, e elegância é a palavra chave.

Na moda feminina sensualidade também é importante. Veja por exemplo o site “Donna Moça“, percebam que todo conceito da moda inverno é mostrar a mulher como uma profissional bem sucedida com tailleurs e terninhos que tornam cada vez mais a mulher executiva parecida com o homem executivo mas sem perder a sensualidade, eu não sei se isso é bom ou ruim, algumas pessoas sugerem que é preconceito, eu não sou feminista. Na hora de desenvolver um site nesse estilo quais são as sugestões? Para o inverno: cores sóbrias: marfins, marrons, grafites, beges e principalmente o cinza. Para o verão: vermelho, azul, verde todos em tons escuros e/ou acinzentados, deixe as cores vibrantes para as mais jovens. Independente da estação: animações suaves e leves, pois é isso que uma profissional bem sucedida deve ser, nada de extravagância.

Lembre-se que se o seu trabalho for para a coleção verão 2007/2008 o estilo retrô deve ser a primeira opção tanto para os jovens quanto para os adultos, para os jovens: cores brilhantes (muito saturadas) e  para os adultos cores mais foscas (pouco saturadas).

O material e as ferramentas

Por causa da versatilidade e do impacto causado pelo movimento (o velho “pisca-gira-pula”) a maioria desses projetos são desenvolvidos em flash e como o conteúdo é praticamente visual a quantidade de textos é sempre pequena.
Atualmente com a novidade dos efeitos criados com o combo Xhtml, CSS e javascript já é possível deixar o flash um pouco de lado e investir em tecnologias mais acessíveis como é o caso do site da Gucci.

A grande maioria dos sites de moda tem como elemento base à fotografia. Quando esse material é de qualidade o trabalho do webdesigner é relativamente simples: apenas encontrar o melhor meio de mostrá-las.

Cabe então decidir quais elementos serão adicionados, se deveremos investir numa tipografia mais elaborada ou mais simples e se o conceito da marca permite interferências criativas como linhas, formas vetoriais, manchas, respingos, texturas, gradientes, etc. Os sites Absolutti Tricot e Malharia Nacional são bons exemplos disso.

Quando esse material não é oferecido, nós designers encontramos um grande obstáculo pois como eu falei anteriormente moda é imagem, nesse caso cabe a nós encontrar a melhor forma de transmitir o conceito da marca, uma delas é utilizar bancos de imagens, existe alguns frees outros com valores a partir de 1 dólar e se souber trabalhá-las pode conseguir um efeito muito bom sem precisar exatamente de fotos do produto do cliente como no site Pólo UK, nós evidentemente não fomos a um campeonato de pólo .

Outra opção é trabalhar mais as cores, formas e texturas, assim é possível ocupar bem o espaço e nem deixar que o visitante perceba a falta de imagens.

Se o site for infantil, então é ainda mais simples, basta ter uma aptidão pra desenho, ou conhecimento em algum software de edição de imagens, assim é só encontrar alguns desenhos com temas interessantes e editar, vetorizar ou redesenhar, foi o que eu fiz quando desenvolvi o site Erru’s

Pré-justificativa

Ps.: Optei por dividir os exemplos de sites a seguir em duas partes: brasileiros e internacionais. Nesse artigo eu quis falar apenas das tendências de sites brasileiros apesar de citar um ou outro internacional, fiz isso porque é importante deixar claro as mudanças que existem principalmente por causa das estações do ano: enquanto é verão aqui é inverno lá e isso pode causa uma grande confusão se utilizarmos sites de grandes marcas internacionais como referência. Portanto, muito cuidado.

Ps2.: Não escolhi nenhuma ordem especifica pensei em separar por estações do ano, mas sites de moda, em geral, são atualizados com freqüência e logo essa ordem estaria bem confusa. Ah! O  layout muda sempre também, pode ser que alguns thumbs fiquem desatualizados bem rápido pois eles não são gerados automaticamente.

Exemplos de Uso

23 opiniões sobre “Fashion design – Sites de moda – dicas, tendências e sugestões”

  1. Léia Regina Nascimento Guimarães disse:

    Olá Danielle adorei seu site… Parábens.
    Sou Designer gráfico e Acabei de me formar em estilismo, seu site é ótimo para quem tá procurando conteúdo para ficar por dentro desse mundo fantastico que é a moda.
    Valeu garaota.

  2. Isadora disse:

    Olá

    Que dez este post adorei .. parabéns ..

  3. Alessandra Távora disse:

    Oi Daniele,

    Adorei seu Blog, trabalho com design gráfico e atendo clientes de moda. Tentei entrar no links que vc citou porém estão fora do ar. Gostaria de sugestões sobre cursos de mkt de moda, caso vc tenha. Aguardo seu contato para trocarmos figurinhas. Mais uma vez parabéns pelo blog!

  4. joana disse:

    ola danieleestou fazendo um trabalho sobre design de moda me pode arranjar alguma informação sobre esta profissao? tenho apenas 11 anos
    obrigada

  5. marketing digital disse:

    Oi,entrei no blog por acaso e adorei…parabéns seu blog é super legal….

  6. Lais Malinconico disse:

    Olá, Daniele…..
    tenho 14 anos e muita dúvida na hora de me vestir….
    não sei nunca o que usar, sou um pouco gordinha e não muito alta.
    Minhas amigas sempre debocham das minhas roupas!!!
    Preciso de ajuda e gostaria de contar com você.
    Abraços,
    Lais

  7. Abel disse:

    Olá Daniele, em primeiro lugar, parabéns por todo seu material…

    tentei acessar o link da apostila do Marketing de moda, e foi removido o material, por um acaso vc tem esse material e poderia me passar?

    muito agradecido.

    Abel

  8. Vilma Araujo disse:

    Adorei o seu site! super completo!
    Dê uma vista de olhos no meu tb 🙂
    Beijinhos!

    http://manteigavoadora-designs.blogspot.com

  9. Mônica - Trapo Chic Camisetas disse:

    Olá Daniele
    Tudo bem? Adorei seu site e vi que tem muito bom gosto além de estar super antenada nas tendências.
    Gostaria de lhe apresentar nosso site de camisetas alternativas. São camisetas originais e muito criativas.
    Dá uma passadinha por lá e agradeço desde já
    http://www.trapochic.com
    Um abraço
    Mônica

  10. carlos alberto neves disse:

    DANIELE, BOA TARDE

    SOU DONO DA POLO UK E FICO FELIZ EM SABER QUE GOSTOU DE NOSSO SITE.
    ESTA EM MANUTENÇAO E VOCE VAI ADORAR O NOVO.QQUER COISA QUE NECESSITE ESTOU A SUA DISPOSIÇAO 019 97226802.
    UM GRANDE ABRAÇO

    CARLOS ALBERTO NEVES POLO UK

  11. Rebeca Lopes disse:

    Oi, achei seu site super legal. De fácil entendimento e com um ótimo conteúdo! Vc mostra bastante referências e acho isso bastante proveitoso. Parabéns!!

  12. naylla marcula disse:

    ooi!! sou de pernambuco neurotica por moda e simplesmente amei seu blog!
    bjão…

  13. bvhiogvoiuv disse:

    es uma besta

  14. bvhiogvoiuvu gvhuoiuog disse:

    qua porcaria

  15. Obrigada pelo linkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei!!!!!!!!! e como anda seu fashion guide??

  16. gulia disse:

    oi vc echata

  17. Raiane disse:

    Olá!!
    Gostei muito do seu blog e do seu trabalho como webdesign.Sou formada em processamento de dados mas não me indenfiquei com programação, por isso não trabalho na área, gosto mesmo é de navegar e digitar. kkkkk
    Depois visita meu flog: http://www.flogao.com.br/rsilvabrito

    Parabéns!
    bjos

  18. Leandro Loureiro disse:

    Realmente, tenho me surpreendido como melhorou a qualidade dos blogs. E posso falar com experiência, já que comecei a trabalhar com web em 1993.

    Seu blog é um bom exemplo: um design simples, bem cuidado e de bom gosto. E com um conteúdo variado, interessante e objetivo, para quem é ligado ao design em geral. Parabéns, são ótimos posts.

  19. Col disse:

    Legal o blog, e parabéns pelos ótimos posts…..
    Obrigado por ter linkado o meu blog!!!!
    Vou te linkar lá no meu…..Vlwsssssss

  20. Gustavo Viana disse:

    Excelente blog, parabéns!

  21. Iris da Rosa disse:

    Gostei muito do seu site, é muito agradável e com ótimo conteúdo! Parabéns pelo seu trabalho!
    Eu estou entrando agora na área do webdesign, me aventurando através das linguagens de programação.. não tenho achado muito fácil a parte técnica da construção não, mas é muito interessante. Espero que em algum tempo eu seja capaz de transformar minhas idéias em sites reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *