Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

Texture – Lo-fi

Minimalismo, a simplicidade na web

Publicado em , por , na categoria Elementos e técnicas, Webdesign

O minimalismo é sinônimo de simplicidade. Eu poderia muito bem chamar esse artigo de “a simplicidade na web” mas vamos usar os nomes corretos.

O termo Minimalismo surgiu no Sec. XX para determinar uma série de movimentos artísticos e culturais que percorreram diversos momentos e que preocuparam-se em se exprimir através de seus mais fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música.

Pode parecer contraditório, mas desenvolver um site minimalista é muito complicado pois é necessário saber aplicar e administrar essa simplicidade.

Como disse no paragrafo anterior, o minimalismo deve ter uma extrutura “muito fácil” ou ao menos “não muito complicada”.

Para entendermos melhor, o estilo minimalista está diretamente relacionado a usabilidade, quanto mais complexa a extrutura de um menu menos ele é usável. Isso nos faz perceber que quem desenvolve num estilo minimalista não da muita importancia a “como” o site é visualizado, eles valorizam mesmo a facilidade de se encontrar a informação evitando que o visitante se distraía com elementos secundários no caminho.

O importante nesse conceito é concentra-se no que é “familar” ao visitante, com o mínimo de ousadia e inovação.

Quanto maior a capacidade de eliminar elementos secundários de um site, maiores as chances de atraír a atenção dos visitantes para a informação e conteúdo oferecidos

O desenvolvedor precisa ter muito bom senso para selecionar os elementos mais importantes para colocá-los em evidência. Além disso a distribuíção dos espaços devem ser muito precisas dando destaque aos itens mais relevantes, e mantendo o menu sempre visivel.

Para mim, o minimalismo é atrente por muitas razões: ele é facil de navegar, consequentemente a informação é simples de ser encontrada e por isso a navegação se torna precisa e rápida, e eu sou uma excessivamente impaciente.

Em fim, O minimalismo pode ser simples e bonito, e é perfeito para um mundo tão ocupado como o nosso.

Veja a seguir alguns exemplos de sites que considero minimalistas. Fique claro que alguns deles possuem elementos secundários que eu considero irrelevantes e pouco prejudicias a navegação, algumas pessoas poderiam excluí-los dessa lista mas nesse caso é uma questão de opinião.

Exemplos de Uso

19 Responses to “Minimalismo, a simplicidade na web”

  1. Micox says:

    Eu já estava insatisfeito com meu layout. Agora, após ler seu post, estou com vergonha :(
    hehehe. Qd eu tiver um tempo eu corrijo.
    Ótimo texto.

  2. Elcio says:

    Olha só:

    Daniele Viana no Stylecrunch. Parabéns! Já dei meu voto ;-)

  3. Demetrius says:

    Que bacana Daniele…. gostei muito de ver meu site nos exemplos de Minimalismo.
    Desconhecia seu blog, mas achei muito bacana. Começarei a acompanhar seus artigos.
    Trabalho também focado nos padrões web, usabilidade e acessibilidade.

    Vou deixar minha contribuição sobre o assunto sobre minimalismo:
    http://www.imasters.com.br/artigo/4271/teoria/minimalismo/

    Conheça o site da minha agência: http://www.teamdesign.com.br

    Abraço

  4. Nossa tá lindo o seu site.
    Até me assustei quando entrei :o
    O meu é tão bagunçado, me dá umas dicas.

  5. Gustavo Moura says:

    Olá Daniele,

    Obrigado pela indicação ;-)

  6. Bah says:

    Portfólio plz… não portifólio

  7. Olá Daniele, parabéns pelo site. A combinação de cores ficou de muito bom gosto.

    Sucessos!

  8. Ah Demetrius, muito legal o site da sua agência! Parabéns!
    Eu já andei dando uma olhada nesse artigo do imasters, vou até linkar ele aqui :)

  9. MINIMALISMO « DESIGNSTORE says:

    [...] Daniele Viana – Blog» » Minimalismo, a simplicidade na web [...]

  10. leiniete says:

    sim m responde minimalista é um estilo d se vestir.

  11. Carlos says:

    Além do que nos dias de hoje, minimalismo tornou-se um estilo de vida, que aumenta, e muita, a produtividade pessoal. Acho perfeitamente poss

  12. Renê says:

    Ouço na Oi FM um espaço chamado minimalismo onde são feitas observações sobre os pequenos detalhes do cotidiano que passam despercebidos pelo excesso de informações a que estamos expostos. Ao pesquisar no Google sobre o assunto descobri este espaço, e pude entender melhor o conceito de minimalismo. Obrigado.

  13. Olá, tudo bem? Obrigado por ter citado meu portfólio em duas situações, fico feliz em saber que tanta dedicação acaba sempre tendo resultado. Gostei do seu blog, parabéns pelo conteúdo.

    Rudalov

  14. oi, o artigo é bom, principalmente para iniciantes como eu, “facilitar a vida de visitantes em um site” é meu legado….

  15. Brigada Silveira, e seu blog nem é bagunçado! Pelo que eu andei fuxicando lá, são três pessoas que administram né? Achei bem legal, vou aproveitar pra dá uma olhadinha no que vcs tem de bom por lá. A proposito, “eu podia ta matando

  16. Hey rapaz,
    Obrigada pelo aviso e pelo link lá no seu site :)

  17. airton says:

    minimalismo e muito irado………………

Leave a Reply