Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

Namorado voando – Earlybird

Marketing educacional – Conte seus segredos para melhorar seus negócios

Publicado em , por , na categoria Ux - Design Emocional

Nossos consumidores não se importam com nossos produtos ou serviços, eles se importam apenas com si mesmos e se o que oferecemos pode trazer melhorias para sua vida.

Se pensarmos dessa forma, temos que concordar que não faz sentido que a maioria das informações que publicamos sejam sobre nós mesmos, como acontece na maioria dos sites institucionais

Quanto mais educamos ou entretemos nossos clientes, menos eles se importam quando tentamos fazer uma venda

O conteúdo que utilizamos com intuito de atrair clientes em troca de suas ações, deve ser baseado em suas necessidades e interesses para construirmos uma conexão emocional de confiança com a marca.

Muitos acreditam que devemos dar aos nosso clientes informações suficientes para criar desejo sobre nossos produtos/serviços, mas nunca o suficiente para produzirem sozinhos. Eu não concordo.

Contar os segredos do seu produto, gera outro tipo de valor, o do respeito e confiança. Possivelmente algumas pessoas vão usar essa informação para economizar dinheiro e produzir sozinhos, mas esse, com certeza não é o tipo de cliente que queremos. Quando nos tornamos referência, nossos serviços atingem um outro nível, assim como nossos clientes, somos procurados por aqueles que desejam um serviço profissional e que sabem o valor da experiência e do conhecimento. O nosso trabalho se torna muito mais prazeroso.

Se você quer vender, venda, mas não o tempo todo

Antes de começar, é preciso entender que os seus visitantes não estão buscando por uma promoção ou produto. As pessoas odeiam ser bombardeadas com ofertas, promoções, anúncios e sugestões de compras o tempo todo.

Entenda que o marketing educacional é um processo de percepção de longo prazo, então, ao invés de fazer uma oferta direta, explique como o produto que você vende, é fundamental, como pode melhorar a vida financeira, social, a rotina, os negócios de seus clientes, dessa forma você cria a necessidade de algo que eles nem sabiam que precisavam.

O mesmo se aplica as redes sociais, elas ajudam as empresas a construírem um relacionamento direto com seus clientes, e quando há uma conexão, as vendas acontecem.

Então ao invés de publicar uma oferta ou uma promoção no facebook, experimente publicar artigos explicando as vantagens do seu produto, quando os visitantes entenderem os benefícios, você terá sua atenção e será muito mais fácil fazer uma venda

Como utilizar o seu conteúdo para para ganhar a atenção dos potenciais clientes

 

Seja referência

Você pode criar seu próprio blog, porem uma das estratégias mais efetivas para conseguir reconhecimento em alguma área, é se aproximando de grupos e comunidades com o intuído de oferecer informação, por exemplo, grupos do Facebook, sites de noticias, tendências, tutoriais, revistas online, aproveite a audiência que já existe, é mais fácil ser aceito em um grupo existente do que criar um.

 

Seja específico

Não escolha temas abrangentes como “Técnicas para ser um bom webdesigner”, cada “leitor” vai ter um entendimento diferente do que esse título significa, e na maioria dos casos, ele vai se decepcionar. Será que vai falar de html? De criação? De usabilidade? De marketing?

E se você optar por falar de tudo isso junto, não vai conseguir se aprofundar em nada, dificilmente vai trazer uma informação inovadora, e dificilmente vai ser lembrado depois.

Então seja específico, não seja abrangente, divida suas ideias em tópicos, e ofereça um deles de cada vez. Por exemplo: “Teoria das cores no design para web”, “Como montar um formulário”

 

Seja Pioneiro

Seja pioneiro. Não ofereça a seus visitantes algo que todo mundo já está oferecendo, seja criativo. Selecione um assunto, e procure pontos em que ninguém se aprofundou ainda, estude, procure por pesquisas ou faça as suas próprias.

Verdades que você precisa saber antes de começar a produzir conteúdo

Talvez demore um pouco até começar a ver os efeitos que a reciprocidade pode trazer para os seus serviços, mas com o aprendizado constante seus usuários adquirem confiança e respeito pelo seu trabalho.

É muito importante ser comprometido com seus visitantes, sempre trazendo informações relevantes, é fácil ser esquecido por sua audiência, por isso mantenha-se sempre ativo.

Marketing é basicamente relacionamento e o relacionamento começa com a comunicação. A forma que vc se relaciona com seus visitantes determina o seu sucesso. Com a confiança estabelecida, seus visitantes vão tentar falar com vc, para tirar dúvidas, para elogiar, criticar, ou apenas por status, então responda a cada comentários, seja atencioso.

2 opiniões sobre “Marketing educacional – Conte seus segredos para melhorar seus negócios”

  1. ivany disse:

    amei as dicas,sou cabeleireira ha 20 anos, não ofereço o que não gosto de fazer,

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