Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

Untitled – Normal

O Laranja – Uma breve análise das cores

Publicado em , por , na categoria Uso das Cores, Webdesign

O laranja foi considerado “a cor da década” nos anos 90.

A elegância e jovialidade fizeram dessa cor uma alegoria para o clima de animação que estimulava a juventude da época. Seu caráter quente e estimulante inspira entusiasmo e faz com que os dias monótonos sejam carregados de energia.
É uma cor que possui muito poder. Agrega a luminosidade e alegria do amarelo e à excitação e vibração do vermelho. Transmite a sensação de um ambiente convidativo e amigável, mantendo um nível de profissionalismo e seriedade.


Simbolicamente, o laranja, representa a prosperidade, a fartura de frutos e o Sol.

Em alguns lugares é diretamente associado ao dia das bruxas, mas como visto nos exemplos no final desse artigo, esta associação é facilmente evitada.

Reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Traz as “bênçãos da vida” como a boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida.
Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são os principais elementos da cor.

Como efeito colateral essa cor pode apresentar uma atitude autoritária ou esmagadora, que pode vir a ser considerada como ostentação e exibicionismo. É preciso muita autoconfiança para se escolher essa cor como base.

As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza e, suas formas extremas são refletidas por perda da vitalidade, abatimento e destruição.

Pessoas que se irritam com facilidade ou pessoas estressadas, geralmente sustentam uma antipatia por ela.

Particularmente, as crianças se sentem muito bem quando se deparam com essa cor em seu dia-a-dia. Sua energia faz as pessoas se soltarem e se sentirem mais confortáveis.

Curiosidades

A laranja, como todas as frutas de numerosos caroços, é considerada símbolo de fecundidade. No Vietnã, davam-se laranjas à todos os jovens casais.

– Na China antiga, provavelmente pela mesma razão, a oferenda de laranjas às moças significa um pedido de casamento.
– É a cor das túnicas dos monges budistas e a cruz de veludo dos Cavaleiros do Espírito Santo.

Conotações do laranja

Dia das Bruxas, natureza, terra, calor, energia, sol energético gritante, estimulante, saúde, sociável, amigável, cítrico, equilibra, entusiasmo, fertilidade, fogo, luxo, calor, e atividade.

Exemplos de Uso

14 opiniões sobre “O Laranja – Uma breve análise das cores”

  1. DEUSELICE PADUA disse:

    quero escurecer mais o laranja que corante devo usar ?desde ja obrigada adorei sua pagina .

  2. MARCELINO disse:

    eu tenho uma casa pintada com a cor laranja (as paredes e a faixada de pastilha de cor laranja ) estou querendo pintar as grades , mas queria saber qual a cor se destacaria com o laranja, aguardo resposta, ou se possível recomendar um decorista , onde possa cobrar o valor pela resposta de qual tinta seria. obrigado.Marcelino

  3. daniela disse:

    Gostei das dicas mas estou precisando de ajuda ,vou pintar o exterior da minha casa gostei da cor laranja queimado,gostaria de saber se combina com portas e janelas marron,por favor me responda, obrigada!!

    1. Sana disse:

      AnonymousOi , adorei a deocrae7e3o preto e branco, mas fiquei com uma duvida aki, gostaria de saber se no arranjo das mesas de convidado posso colocar qualquer ton de flores, eu estava querendo muito colocar amarelo, o que vcs acham , obrigada, Luciana

  4. maria disse:

    Gostaria de saber se a cor tangerina tem a combinação do amarelo e vermelho e se é considerada uma cor alaranjada.
    Preciso urgentemente desta respossta até o dia 27/01/2010.
    Grata.

  5. Wider Vinicius disse:

    Hi, Danielle adorei o sei blog, sou estudante do 1º per

  6. danielevsilva disse:

    Obrigada Lucas, fico feliz que tenha gostado dos meus estudos, e mais feliz ainda em saber que está ajudando em alguma coisa!
    Precisando de algo é só dizer
    Abraços

  7. Mateus Lucas da Silva disse:

    Gostei muito visual do teu blog, não tive a oportunidade de ver tuas fotos nos sites Fotolog e Flickr. Gostei da maneira como você estrutura os textos. Agradeço por ter posto esse estudo das cores é algo muito interessante, eu estava a procura de algo nesse tema, mas a dificuldade era enorme. Mas apos ler o que deixou aqui, tudo ficou muito claro.

    Que continue assim progredindo cada vez mais. Sucessos na tua vida.

  8. olá !!!!
    SRª Daniele Viera é um prazer estar visitando se blog, que esta muito de acordo com o meu trabalho da faculdade que é justamento sobre as cores, e em principal a cor laranja.

    então estou certo que seu blog irá me ajudar muito

    ps: gostaria ter seu contato de e-mail(hotmail, gmail, yahoo) para eventuais pesquisas, duvidas e ainda interesses profissionais…

    ps²:Você é muto graciosa….

    é um prazer esta participando do seu blog

  9. Ademilton disse:

    Voce é simplesmente linda

  10. Alex Corbin disse:

    Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *