Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

Untitled – Amaro

Colagens – A arte de juntar pedaços

Publicado em , por , na categoria Elementos e técnicas, Webdesign

A colagem é a técnica de se juntar materiais. Isso inclui desde as composições infantis ensinadas na escola primária até processos extremamente complexos onde se usa tinta, verniz, cera e uma infinidade de materiais. Matisse, Picasso e os cubistas de um modo geral, futuristas, dadaístas, usaram técnicas de colagem de diversas maneiras.

As possibilidades com colagens são tão grandes que torna o tema inesgotável. Mas apesar de ser usada por crianças na escola, não imagine que é simplesmente ir colando o que se quer em algum lugar.

Sempre devemos nos preocupar com os detalhes e o acabamento e podemos levar muito tempo para conseguir o efeito desejado.O site iankeltie é um exemplo disso. Pode parecer que o designer simplesmente pegou uma figura e fez um arranjo, mas na verdade, nada disso existia como parte desse resultado. Cada detalhe é importado de um lugar diferente. A pesquisa e procura de imagens pode ser exaustiva.

É preciso ter um tema muito claro e muito bem definido. Eu sugiro que caso pense, em um dia, criar um projeto baseado em colagens, vá juntando as imagens desde hoje, aquelas que só de olhar já dá vontade de criar. Além disso, vai precisar de muito tempo para encaixá-las umas as outras de forma a combinar e causar o efeito desejado. Trabalhar com colagens é um desafio delicioso.

Como um estilo de desenvolvimento web apresenta alguns problemas e oportunidades interessantes. O maior deles é que deve ser produzido totalmente com algum editor de imagem como Photoshop ou fireworks e isso pode sobrecarregar um pouco, tornando o carregamento muito lento para quem ainda usa a velha conexão discada. E, além disso, é muito difícil converter uma imagem desenvolvida em photoshop e rica em detalhes para o html, por isso muitas pessoas já apostam logo no flash para esse tipo de projeto…

Usando tabelas

44suburbia.orgAs boas e velhas tabelas ainda são uma forma muito simples de desenvolvimento. Com elas, apesar de todas as desvantagens que já foram saturadamente apontadas em tantos sites sobre o assunto, temos um resultado muito aproximado em todos os navegadores. O problema é o grid. Encaixar grandes imagens em tabelas não é tarefa fácil.Se você ainda trabalha com tabelas, eu sugiro que de uma atualizada em seus conhecimentos. Certamente já ouviu falar de tableless, se esforce um pouco e aprenda pois terá uma flexibilidade muito maior em seus projetos.

Grandes imagens mapeadas

sergeseidlitz.comEssa é a forma mais fácil para trabalhar com colagem de imagens em html, porque assim, os recortes são sobrepostos em uma única imagem que depois pode ser recortada em blocos para facilitar o carregamento. Já que, usando mapeamento de imagens, o link pode ser colocado em qualquer lugar.Esse método pode ser posto em uso muito facilmente o único cuidado é com o peso das imagens.O site CriarWeb tem um ótimo tutorial sobre o assunto

Flash sites

Nestea IceEntre todas as técnicas, o flash é a que permite a maior flexibilidade. Devido a simplicidade, pode ser desenvolvido por pessoas de diversos níveis de experiência. Designers com grande conhecimento encontrarão infinitas possibilidades de criação e recursos, enquanto que os novatos poderão desenvolver rapidamente sem muitas dificuldades técnicas. No entanto devemos lembrar sempre dos riscos de acessibilidade que o flash acarreta, não convém citá-los novamente pois o assunto já está bastante saturado

Baseados em CSS

tnvacation.comCss é a maior maravilha da web nos últimos anos! Além de tornar o projeto mais leve e bem estruturado (separando conteúdo de formatação), ele torna o processo de atualização extremamente simples. Com ele é possível fazer qualquer alteração em segundos sem precisar sequer tocar no código html original. O problema é que pode ser muito difícil para pessoas que não dominam a linguagem completamente, desenvolver um layout baseado em imagens, seja como colagens ou qualquer outro estilo, pois o posicionamento dos elementos com css é sempre o maior desafio. Parabéns aqueles que conseguiram!

Exemplos de uso

  • 44suburbia.org
  • tnvacation.com
  • Nestea Ice
  • Sestatee
  • Drzilch
  • Iankeltie
  • Creaktif
  • Makinestudios

Exemplos de Uso

  • Vc não sabe pq meu blog está pelado?

    Entenda isso aqui

    Visitar
  • Uma plataforma de rede social legitima?

    • Orkut: Sim, mas quem faz parte dessa rede? Provavelmente, pessoas que conhecemos em festas, na sala de aula, alguém que consideramos bonito ou através de spam.
    • Facebook: Sim, sua rede pode ser composta por qualquer um que foi citado acima, mas também por colegas de trabalho e profissionais. Essa é a diferença! A rede no Facebook é muito mais profissional composta por indivíduos mais velhos.

    (mais…)

    Visitar

16 opiniões sobre “Colagens – A arte de juntar pedaços”

  1. vanda disse:

    amei as dicas muito bom mesmo…bj

  2. thatyara disse:

    Sou a thatyara e estou dando uma passadinha para falar que suas imagens sairam otimas ..gosteii muito ta !! bjjssss !!
    by:thatyara

  3. Colagem disse:

    Bom dia!

    Sou um artista plástico goiano,trabalho a vinte e cinco anos com a técnica de colagem. Gostaria de convida-los para conhecer minhas obas de colagem.

    Em breve estarei lançando um novo web site com 280 obras, selecionadas por alguns amigos e criticos de arte, de diversos paises, ( Londres, New York, Rio de Janeiro, São Paulo e Holanda)

    Um super abraço,

    João Colagem

    http://www.flickr.com/photos/jcolagem/

  4. JOAO disse:

    POMHA MAS MMELHOR

  5. vitória disse:

    quero que vçs botem mais imagens sobre colagem até o dia 14!obrigado!!!!!!!!!

  6. viviane disse:

    como siih faz isso

  7. maercio antonio chilelli disse:

    muito interessante se blog Daniele, parabens,valeu a forca, voce nem imagina!

  8. joslaine disse:

    amo o marcio

  9. Felipe disse:

    Muito legal o site parabéns.

  10. Felipe disse:

    oi danielle, td bem???
    parabens pelo seu blog e obrigado pq ele tem me ajudado muito.
    Eu gostaria de saber se vc pode me dar uma ajudo com colagem,pois eu tenho uma microempresa de roupas esportivas e estou fazendo o site da empresa, pois já fiz webdesign e estou fazendo o site todo em colagem tenho lido bastante suas dicas
    e se puder me add no msn para me dar uma ajuda seria otimo
    obrigado
    Bjos

  11. Heraldo Vieira disse:

    Esta página é muito confusa,como se faz colagens de pedaços ?
    Não entendi nada,por favor me expliquem,
    grato pela atenção.

  12. Débora disse:

    Antes de tudo, parabéns pelo site, ótimo design e cheio de boas informações!
    Gostaria de perguntar se as colagens desse site: http://www.iankeltie.com são feitas a partir de desenhos feito pelo autor, ou se são feitas a partir de imagens que o autor “catou” e fez as colagens?

    AGuardo resposta e agradeço desde já!

    abraços,
    Débora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *