Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

Untitled – Earlybird

O azul – Uma breve analise das cores (atualizado)

Publicado em , por , na categoria Uso das Cores, Webdesign Tags: ,

De todas as cores, o azul talvez seja uma das mais seguras para se usar em um Web site. Podemos aplicá-la a quase todo o assunto, simplesmente porque o azul é uma das cores mais admiradas pelas pessoas. Pode ser forte e firme ou suave e amigável. Nunca ouvi falar de alguém que não admira ao menos uma tonalidade de azul.

A Técnica

É excencialmente uma cor fria. Mas a medida que acrescentamos sombra ao azul, ele se torna mais quente, sendo assim quanto mais escuro o azul, mais calor ele transmite podendo até deixar de ser uma cor fria.

Uma vantagem em se usar o azul é que praticamente não existem distúrbios de visão relacionados a ela, apenas os problemas mais sérios afetam a identificação dessa cor. O azul é azul pra praticamente todo mundo.

Se o contexto cultural e temático é favorável, o azul é uma excelente cor de fundo, já que contribui par a tornar as linhas de rasterização mais difusas.

A natureza do azul

É a cor do céu e isso é universal, em qualquer contexto cultural ou linguagem o azul está diretamente relacionado ao celestial. O efeito frio e tranquilo do azul causa a impressão de fazer o tempo passar mais rapidamente e pode ajudar a dormir, por isso é uma boa cor para pintar paredes em quartos e áreas de relaxamento. No entanto, excesso do azul pode deixar uma impressão de umidade e isso causaria desconforto.

Azul transmite confiança e seriedade sem ser sombrio ou sinistro. A maior prova disso é o fato dele ser quase padrão nos ternos de executivos nas grandes corporações e também em carros e uniformes da polícia. Quando em tons mais escuros é associado a inteligência, a experiência, a estabilidade e ao conservadorismo.

Um fundo em azul bem vivo ou azul-celeste transmite riqueza e algumas vezes um toque de superioridade.

Da mesma forma que ao vermelho atribuímos o extremo das emoções fortes, o azul representa o extremo dos sentimentos leves.

Cultura

Em muitas culturas o azul tem significados religiosos, está relacionado a paz e pureza e algumas vezes é atribuída a ele a capacidade de afastar maus espíritos. No Irã, o azul é a cor de luto e em outros países árabes é a cor da tradição nupcial representando o amor.

Combinações

Paleta 01 e 02Combinações de azul e verde remetem a qualidade de vida, estão diretamente relacionadas a saúde e a natureza. São as cores dos spas, das farmácias homeopáticas, das empresas que valorizam o desenvolvimento sustentável. São as cores da moda. Adicione um pouco de cinza e você terá ecologia com um toque de sofisticação. Combinando o azul celeste com tons claros de marrom ou bege também conseguimos uma paleta com conotações de natureza.

Paleta 03 - 04Utilize o azul para esfriar uma paleta quente com tons de vermelho ou laranja. Mas essa combinação e perigosa, pode ficar escura e causar sensações estranhas. Lembro também que o uso de alguns tons de vermelho ao lado do azul pode causar efeitos de ilusão de optica deixando uma “faixa cinza” entre as duas cores. Use contrastes de azul e amarelo para atrair a atenção, mas cuidado pois também pode se tornar gritante e consequentemente cansativo.

Paleta 05 e 06A combinação do azul com branco é extremamente refrescante principalmente o azul marinho, é a combinação náutica. É uma combinação intyeressante para projetos mais cleans, leves ou minimalistas e também pode ficar ótimo adicionar alguns elementos em vermelho escuro para dar destaque e aquecer um pouco a paleta, principalmente linhas e titulos. Sugiro o azul escuro com toques de prata para uma aparência elegante e rica.

Paleta 07 e 08Embora o azul seja diretamente relacionado ao inverno, pode ser relacionado também a primavera, quando usado em tons pasteis junto com cor-de-rosa ou amarelos pálidos. Gradientes sutís de azul trazem um pouco de sofisticação sem perder o conservadorismo, e isso fica mais evidente se adicionamos o bege e outras cores neutras e claras.

Mais paletas em: Colourlovers

Um pouco da história

Até o inicio da idade média, a cor azul foi considerada nobre devido a dificuldade de se conseguir pigmentos dessa cor. O vermelho, o preto e o branco eram as cores mais fáceis de serem fabricadas e por isso mais baratas, sendo assim pigmentações azuis ficavam restritas a uma pequena parte da nobreza.Os egípcios, no entanto, já utilizavam o azul como pigmento mais de 5 mil anos antes. Ele era extraído de uma pedra semipreciosa o lápis-lazúli.

No sec.VI a técnica egípcia de chegou a Europa, mas a pedra chegava a custar mais do que o ouro. Com a descoberta do caminho para as Índias no final do séc. XV, o pigmento conhecido como Indigo indiano passou a ser muito utilizado na Europa, mas foi proibido sob pena de morte para tentar preservar o tom produzido com a pedra, muito mais rentável, logicamente.

Em 1704 foi descoberto um pigmento na Alemanha, numa experiência com oxidação de ferro. Custava um décimo do preço da tinta feita a partir do lápis-lazúli e fez sucesso entre os pintores da época. Logo a indústria química evoluiu e possibilitou o desenvolvimento de centenas de outros pigmentos mais baratos, o que foi crucial para o surgimento do impressionismo, no séc, 19, com Monet, por exemplo que valorizava muito a cor, mas como os pigmentos da época ainda não possuíam grande resistência, muitos trabalhos da época sofreram descoloração.

Conotações do azul

Patriotismo, estabilidade, poder, credibilidade, conservadorismo, á;gua, frieza, divertimento, frio, derrota, problema, luz firme, forte tranqüila, confiante amigável, inteligência incorporada, unidade, depressão, riqueza, superioridade, harmonia, acadêmica, nobre, fiel, leal sincero, limpeza, tecnologia.

Exemplos de Uso

31 thoughts on “O azul – Uma breve analise das cores (atualizado)”

  1. Daniele Silva disse:

    Muito bom seu artigo… Parabéns!

  2. Gisele Vieira disse:

    PARABÉNS! SEU SITE É MUITO LEGAL!!!
    VOLTAREI SEMPRE!

    1. jorge disse:

      como conbinar cores em predios comercial academia

  3. cristina disse:

    Adorei….azul e minha cor preferida…a que mais uso nos meus projetos…parabens adorei as dicas….

  4. Adoreiiiii hehehe.. por anos eu criei websites e não sei porque eu sempre utilizava o azul em grande parte deles e sempre fui criticado que só criava sites “gelados”.. agora tenho um material de apoio contra isso hehehe..

    Um abraço

    Loja virtual IphOuse

  5. Implante Dentario disse:

    minha cor preferida tambem é o azul, a cor dos meus olhos, rsrs

    Fernanda

  6. Construção de piscinas disse:

    Muito legal

  7. Mudanças disse:

    Muito legal, eu adoro o azul

    Michell

  8. Ricardo Florentino disse:

    O azul é uma bela cor, a natureza a escolheu para cobrir os mares e o céu nos dias mais lindos, e entre os homens desperta intensas sensações inexplicáveis.

  9. Rafaelli disse:

    mmuito legal tudo isso, adorei. tinham coisas que eu nem imaginava. azul é mesmo uma cor quase padrão, é seguro usá-lo. e embora não seja a minha cor preferida, confesso que de algum tom de azul eu gosto ;)
    meu alyout anterior era todo em zaul, hehe

    beeijos :*

  10. PARABÉNS PELA EXCELENTE MATÉRIA!
    DANI, ADOREI VISITAR O BLOG E VER NOVIDADES NELE… TA DEMAIS!!!

    BJOS PRA VC E ABRAÇOS PRO JR.

  11. thais disse:

    minha cor preferida é o azul. é uma cor viva , que me da alegria . essa cor é perfeita.

  12. gustavo disse:

    web xD

  13. gustavo disse:

    agora estou em aula de wbe

  14. gustavo disse:

    bontio d +

  15. Daniele. Dizer que o artigo está ótimo é chover no molhado, porque sempre está! Aliás, eu sempre uso o seu blog como referência de estudo de cases e sobre design também. O que fica então é a pergunta: Quando você vai criar um livro sobe tudo isso que você escreve? Já pensou o seu livro no Submarino e utilizado nos blogs dos amigos no programa afiliados!??? Então! Aproveita e me chama para fazer a capa! rsrsrs!
    Parabéns mais uma vez, sou seu fã!!!

  16. Thiago vieira disse:

    Muito show o artigo. O livro do Farina eu ja li, mas é muito puchado para parte cient

  17. Anton disse:

    Daniele,
    Vou me juntar à turma de admiradores e elogiar suas dicas de cores.
    O artigo sobre o azul é muito informativo, parabéns.

  18. Wilson disse:

    Daniele Viana você é muito bonita tanto na foto da reportagem do Jornal Folha de São Paulo (sessão de Informática) quanto em seu B L O G !!! Escreva para mim

  19. Wilson disse:

    Vi seu artigo na parte de informática do Jornal do Folha de São Paulo, e achei interessante. Eu particularmente acho ORKUT um território perigoso na Internet. Esse facebook é bom?

    Eu faço cartão de visita, calendário e chaveiros; incluindo páginas na Internet.

    Escreva para mim. Espero que tenha gostado da minha página.

  20. Dani Danczuk disse:

    Muito bom!
    Meu amor adora azul. Ele que fez a logo da empresa dele e colocou azul com laranja =)
    Beijos =*

  21. Amei seu site. Muito interessante. Infelizmente existem poucos sites como o seu.
    Vc que fez??
    Eu não sei muito sobre html…. e não encontri nenhuma página legal para eu trocar do meu blog…
    Bom, um abraço e continue assim!!!!

  22. Danilo disse:

    Otimo artigo Dani, sobre a cor azul parabéns
    Muito interessante suas referências de Geradores de Cores,muito util…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>